top of page

Você conhece o projeto Centro Novo?


Considerada a maior metrópole do Brasil, São Paulo comporta o principal centro financeiro e econômico da América Latina. Além de oferecer uma linha hoteleira extensa, a capital recebe mensalmente eventos nacionais e internacionais, com uma gama cultural que atinge todas as tribos em diferentes idades. Grande parte da programação é focada no centro de São Paulo e além da infraestrutura cultural que o centro oferece, ele é caracterizado como o campeão em mobilidade urbana, por proporcionar aos moradores e turistas, cinco estações de metrô, além das linhas de trem e uma gama de 526 ônibus, incluindo o Terminal Parque Dom Pedro II, considerado como o maior da cidade, que abriga 54 itinerários de ônibus, dos quais 23 operam de madrugada (da meia-noite às 4 horas).

No centro você encontra de tudo, muitos pontos culturais, lugares gastronômicos, muitos prédios, muitas pessoas, lojas, muito tudo e longe de ser uma área parada e morta, mesmo assim precisa ser revitalizada. O acesso ao transporte público, a quantidade de empregos concentrados no centro e a diversidade comercial e cultural, não são suficientes para livrar a região de alguns abandonos. Problema encontrado em várias metrópoles, decorrente da grande ocupação desordenada, aliado à falta de uma política habitacional eficaz e do pouco investimento aos patrimônios históricos tombados.

Mas e aí? Diante de tantas qualidades, o que seria o Centro Novo? Somando tudo isso, pontos positivos e negativos, surgiu o projeto Centro Novo, anunciado pelo atual prefeito de São Paulo, João Doria, que tem como objetivo realizar um programa de urbanização com a criação de bulevares, construções de prédios icônicos e veículos turísticos. Segundo o prefeito, o projeto será desenvolvido ao longo de oito anos e um dos destaques será transformar avenidas em bulevares, além de criar áreas de convívio próximas as estações de metrô e a linha turística, que terá como proposta interligar as estações a pontos de interesse como galerias, Theatro Municipal e Sala São Paulo.

O Projeto Centro Novo vem para mudar a cara do Centro de São Paulo e levanta dezenas de questionamentos entre pessoas que moram na cidade há algum tempo e urbanistas. Os desafios são inúmeros e exigem a atenção de todos, para que o projeto de revitalização não fique apenas no papel. As expectativas são enormes e nos resta aguardar e colaborar com todas as transformações que o centro pode nos oferecer, afinal ele possui momentos históricos, foi o cenário de uma série de movimentos artísticos ao longo do século XX. Um local repleto de monumentos, teatros, edifícios e museus, um verdadeiro acervo arquitetônico cultural ao ar livre, que merece ser conservado, valorizado e apresentado aos moradores e turistas.

Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page