top of page

Ônibus começam a aceitar cartão de crédito e débito em SP


Na última semana a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto-piloto que permite que as tarifas de ônibus sejam pagas com cartões de crédito, débito ou qualquer equipamento eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação, como smartwatches e celulares e a cobrança é feita assim que o passageiro encosta o equipamento ou o cartão no validador do ônibus, como é feito com o Bilhete Único.

O projeto está em período de teste, mas se você se hospeda sempre em São Paulo ou mora em São Paulo, ficou sabendo dessa novidade e está repleto de dúvidas, nós do Daher Center Hotel iremos te ajudar e para isso separamos 5 informações importantes.

1 – Como posso pagar a tarifa do ônibus com a tecnologia de pagamento por aproximação?

Se o seu cartão possui tecnologia de pagamento por aproximação e já foi utilizado em alguma transação, quando for passar pela catraca aproxime o cartão do validador (como se fosse o Bilhete Único), a transação será concluída e a sua passagem liberada.

2 – Haverá integração com outros ônibus ou com o metrô e os trens da CPTM?

Nesta primeira fase do projeto não haverá a integração tarifária com outros ônibus ou com os sistemas de trilhos.

3 – Para usar o cartão no pagamento da passagem do ônibus existe alguma taxa ou aumento da tarifa?

Não. O valor cobrado em sua fatura será o mesmo valor cobrado na catraca do ônibus. O valor da tarifa vigente é de R$ 4,30.

4 – Meu dispositivo pode ser lido acidentalmente enquanto estiver no meu bolso ou bolsa?

Para autorizar um pagamento por aproximação é necessário que o cartão ou celular esteja a poucos centímetros de uma leitora com essa tecnologia de pagamento, entre 2,5 cm e 5 cm, e também posicionado da maneira adequada.

5 – Como identifico quais os ônibus que aceitarão o pagamento por aproximação?

Os ônibus estarão sinalizados na porta e nos próprios validadores. Até agora o sistema foi implantado em 12 linhas de ônibus, o que corresponde a cerca de 200 veículos.

Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page