top of page

Touro de Ouro no Centro de SP

Alvo de polêmicas, a nova escultura do Centro de São Paulo foi retirada do local após infringir a Lei Cidade Limpa e a moral do paulistano


Touro de Ouro é retirado do Centro de São Paulo
Touro de Ouro em frente a B3, no Centro de SP

A B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil. Está localizada na rua XV de Novembro, bem próximo ao Daher Center Hotel, no centro histórico de São Paulo.


Em Novembro de 2021, foi inaugurado em frente ao seu prédio da bolsa uma grande escultura batizada de “Touro de Ouro” com o objetivo de atrair turistas para o coração da cidade.


No mercado financeiro, o touro (bull em inglês) é um símbolo que representa 'o otimismo e a força dos investidores' e esse projeto foi inspirado no Touro de Wall Street que fica no centro financeiro de Nova York.


De acordo com o CEO da B3, Gilson Finkelsztain e idealizador do projeto, o Touro de Ouro paulistano representa a força e a resiliência do povo brasileiro. É um novo símbolo para valorizar o Centro de São Paulo e o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa.

Touro de Ouro em frente a B3, Centro de SP
Manifestações contra a desigualdade e fome

Porém toda essa representatividade não foi bem aceita pela população da cidade.

No mesmo dia da sua inauguração a estátua já foi alvo de manifestações contra a fome e a desigualdade que abala a região central de São Paulo.

Além disso, após uma semana a escultura do touro já tinha sido removida do local por não possuir licença, infringir a Lei Cidade Limpa e por conter elementos de peça publicitária.

A iniciativa que pretendia valorizar o Centro e o Turismo de São Paulo, simbolizar a força do povo brasileiro e tornar-se um novo ponto de interesse acabou se tornando um grande fiasco e mais um motivo para a população cobrar o mínimo do poder público.

Touro de Ouro em frente a B3, no Centro de São Paulo
Touro de Ouro retirado da fachada do prédio da B3

Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page