6 Igrejas em São Paulo para visitar

30.07.2019

 

O centro histórico de São Paulo é repleto de igrejas e templos que ajudam a contar um pouco mais sobre a história da cidade, do ponto de vista arquitetônico, histórico, cultural e artístico. Algumas igrejas são bem famosas, como Mosteiro de São Paulo ou a Catedral da Sé. Mas há outras, menos conhecidas, que guardam obras e histórias igualmente importantes e interessantes.

 

Por isso, apresentamos aqui um circuito com 6 igrejas na capital paulista, algumas fazem parte do roteiro criado por Isidro Novaes, guia turístico que desenvolveu o roteiro batizado como Passos da Fé, jornada religiosa, história e cultural que pode ser percorrida  a pé, numa caminhada que começa no Largo da Liberdade e termina na Catedral da Sé, sem contar que grande parte das igrejas estão localizadas próximas ao Daher Center.

 

Renove a sua fé com o nosso roteiro e bom passeio.

 

IGREJA SANTA CRUZ DAS ALMAS DOS ENFORCADOS

O passeio começa na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, ao lado do Largo da Liberdade, no bairro que a partir do início do século 20 virou a casa dos imigrantes japoneses no Brasil. A igreja recebeu este nome em homenagem ao cabo Francisco José das Chagas, o Chaguinhas. Condenado à forca em 1821, mas que quase escapou da pena, já que a corda arrebentou duas vezes. O povo achou que era milagre e a devoção a Chaguinhas começou ali mesmo. Uma cruz foi erguida e velas foram acendidas. Há registros de que a igreja foi erguida em 1887, mas a primeira missa foi celebrada em 1891.

Praça da Liberdade, 238 – Liberdade

 

CAPELA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS

A igreja fica em uma rua sem saída e é tão pequena a capela que os fiéis ficam em cadeiras ao lado do altar. No local foi construído, em 1775, o primeiro cemitério de São Paulo, destinado inicialmente aos negros. A capela surgiu em 1779.

Rua dos Aflitos, 70 – Liberdade

 

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

A edificação atual foi erguida em taipa de pilão, entre 1747 e 1758. Entre 1772 e 1802, a Igreja foi ampliada. Em 1929, o templo passou por uma ampla reforma, sendo parcialmente reconstruído. Ainda tem imagens de santos com cabelos de verdade.

Avenida Rangel Pestana ,

 

MOSTEIRO SÃO BENTO

O local é o mais antigo de São Paulo, com ocupação ininterrupta desde é século 16. Foi fundado em julho de 1598, com a concessão de duas sesmarias pelo capitão-mor Jorge Correia. O colégio São Bento surgiu em 1903 e, em 1910, o mosteiro atual, projeto do arquiteto Richard Berndl, de Munique, Alemanha. Quatro anos mais tarde, em 1914, estava completo o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento.

Largo São Bento – Centro

 

CONVENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O convento foi construído em 1647 e a igreja contígua foi modificada em meados do século 18, quando recebeu a atual forma barroca. Em 1880 os dois prédios foram muito danificados num incêndio. Nessa época instalou-se no altar-mor um novo retábulo, trazido da Alemanha. As pinturas no teto curvo de madeira da nave foram refeitas em 1953, com cenas sobre a vida de São Francisco.

Largo São Francisco, 133 – Centro

 

CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Inaugurada em 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo. O estilo neogótico da Catedral é considerado peculiar, com seu aspecto eclético em estilos arquitetônicos. Nas colunas alçadas a 70 metros de altura, encontram-se elementos típicos da fauna e da flora brasileira, contrastando com grandes personagens do século XX.

Praça da Sé

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Veja a programação dos blocos de rua do carnaval 2019

8.2.2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

14.10.2019

Please reload

Siga
  • Facebook
  • Instagram
  • Trip Advisor
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor

R. Cel. Batista da Luz, 50 - Centro, São Paulo - SP, 01033-030 | Telefone 11 3228.6133 /  WhatsApp  11 9 7240.4949

© 2018 Daher Center Hotel. Desenvolvido por Primasi Design