top of page

Conheça algumas igrejas históricas em São Paulo


A região central de São Paulo possui um acervo riquíssimo em pontos históricos, culturais, arquitetônicos e artísticos. Entre edifícios antigos e construções modernas é possível ter uma verdadeira aula de história, através das construções, obras, monumentos, estátuas, locais religiosos e sagrados.

O centro nada mais é do que uma referência em todos os roteiros de passeios da cidade e englobando alguns de seus pontos turísticos mais visitados, destacamos as igrejas, verdadeiras preciosidades que fizeram parte da evolução da metrópole e estão erguidas até hoje, entre elas algumas instalações de jesuítas em 1554.

Seja para rezar ou contemplar a beleza delas, conheça algumas que separamos para você.

Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo, comumente chamada de Catedral da Sé, é o mais conhecido templo católico da capital paulista. Igreja Matriz da cidade, sua construção original começou em 1598, sendo concluída em 1612.

Mosteiro São Bento

Pertinho do Daher Center Hotel está o Mosteiro São Bento, Triângulo Histórico, que até meados do século XIX definia os limites da cidade, que contava com pouco mais de 30 mil habitantes, remonta os primórdios da capital. Os vértices do Triângulo são três dos principais templos de São Paulo: o Mosteiro de São Bento importante construção do estilo Beuronense com mais de 400 anos de história, também responsável por um dos mais antigos teatros de São Paulo.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Ainda sem sair do Centro Velho, no fim do Viaduto Santa Ifigênia, é possível visitar a Igreja de Santa Ifigênia, construída no século XX para substituir a Capela de Nossa Senhora da Conceição, originária de 1720.

Convento e Santuário São Francisco

A Paróquia São Francisco de Assis, localizada no Largo São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito da USP, é um prédio barroco. A paróquia foi inaugurada em 1647 e possui o mais estimado acervo de imagens da ordem franciscana no Brasil. Ao lado fica a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, cuja instalação atual foi erguida entre 1747 e 1758 e que conta com um expressivo conjunto da arte colonial paulista.

Santuário e Igreja da ordem terceira - Largo São Francisco O Convento de São Francisco foi instalado ainda na vila de São Paulo, durante o período do Brasil colonial. No século XIX, o convento foi convertido em Faculdade de Direito, mas o Santuário São Francisco ainda existe e faz você viajar para um Brasil do passado, com sua arquitetura mais barroca.

Mosteiro da Luz Principal obra colonial de São Paulo, o Mosteiro da Luz é considerado pela Unesco “Patrimônio Cultural da Humanidade” e é um dos únicos edifícios em taipa de pilão ainda em pé no Estado de São Paulo. No acervo, estão peças importantes ligadas à vida da Igreja na cidade, como os objetos sacros usados durante o IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo no ano de 1942.

Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page