top of page

Explore a Cidade de Metrô e Trem

  • Foto do escritor: Daher Center
    Daher Center
  • 16 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Você já fez baldeação? Para quem não é paulistano esse termo soa estranho.


São Paulo possui um dos melhores metrôs do mundo, sendo referência em organização, eficiência, acessibilidade e limpeza, mas para os novatos da cidade esse meio de transporte pode causar confusão e atrasar seus compromissos aqui, na maior cidade da América Latina.

Por isso preparamos algumas dicas que vão ajudar o turista a entender melhor todo o sistema de trens e metrô de São Paulo. Vamos lá?

Atualmente, há 5 linhas de metrô e 6 de trem. Para facilitar a identificação de cada linha, elas são classificadas por cores.


Metrô – Linha 1 – Azul

Ela vai da Zona Norte à Zona Sul de São Paulo. A Linha 1 – Azul possui algumas das mais movimentadas estações de Sampa, como Portuguesa-Tietê (rodoviária) e Sé que faz integração com a linha vermelha. A linha também faz conexão com a Linha 2 – Verde do Metrô. Além disso, ela também integra com a Linha 3 – Amarela, na Luz.


Metrô – Linha 2 – Verde

Essa linha vai da Vila Madalena à Vila Prudente. Para quem já conhece a região da Av. Paulista com certeza já viu uma das 14 estações que interligam para a região Sudeste de São Paulo.


Metrô – Linha 3 – Vermelha

É outra grande linha, talvez a mais movimentada. Ela vai da Barra-Funda (Zona Oeste) até Corinthians-Itaquera (Zona Leste). A Linha Vermelha faz integração com a Linha 4 – Amarela do metrô e também faz conexões com as linhas da CPTM: 10 – Turquesa, 12- Safira e 11- Coral.


Metrô – Linha 4 – Amarela

É a mais moderna linha de São Paulo, ou melhor, da América Latina. Tem início na estação da Luz e vai até o Morumbi. Integra a Linha 3 – Vermelha e Linha 2 – Verde do Metrô, além de fazer conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.


Metrô – Linha 5 – Lilás

Possui atualmente 16 estações e está em constante crescimento. Foram inauguradas nove estações nos últimos anos. Vai de Adolfo Pinheiro ao Capão Redondo, fazendo conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.


E a Linha 6 – Laranja ? É um projeto que ainda não está pronto, mas que ligará a estação São Joaquim, (Linha 1-Azul), a uma futura estação a ser construída no bairro de Brasilândia. Numa segunda fase será estendida até Pirituba, na zona norte, e ao Jardim Anália Franco, na zona leste. Essa ainda não dá para explorar!


ree

Trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)


Para as regiões mais afastadas da capital, uma boa alternativa é ir de trem, que possui ligação gratuita com o Metrô (o inverso também acontece). No total são 6 linhas, 92 estações, interligando 22 municípios da grande São Paulo. As linhas são:

Linha 7 – Rubi

A linha Rubi faz o trecho, Luz ↔ Jundiaí, passando também pela Palmeiras Barra-Funda, uma das principais estações de São Paulo.

Linha 8 – Diamante

Compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes ↔ Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Faz conexões com outras 2 linhas, a Vermelha do Metrô (Estação Palmeiras Barra-Funda) e a Linha 9 -Esmeralda.

Linha 9 – Esmeralda

Essa linha vai da Zona Oeste à Zona Sul (Osasco ↔ Grajaú), possui 18 estações e faz conexão com outras 3 linhas: A Diamante (CPTM), Linha Amarela (Metrô) e Linha Lilás (Metrô).

Linha 10 – Turquesa

Essa linha faz o trecho Brás ↔ Rio Grande da Serra. Ela liga a região central de Sampa até a região do ABC Paulista, cruzando a região sudeste do município de São Paulo e os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

ree

Linha 11 – Coral

É uma das mais saturadas da região metropolitana de Sampa. Ela abrange o trecho da rede metropolitana definida entre as estações da Luz e Estudantes. É conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases.


Linha 12 – Safira

Ela interliga as estações Brás ↔ Calmon Viana.

Linha 13 – Jade

A Linha Jade interliga as estações Luz ↔ Aeroporto de Guarulhos. Possui somente quatro estações. É a mais nova linha da CPTM.

.




Dica de Segurança

Não é raro encontrar alguém que já foi furtado no metrô/trem, por isso sempre fique atento com os seus pertences. Leve a mochila na mão ou em frente ao corpo. E claro, fique de olho em seu celular.


Arte no Metrô

Todas as estações possuem alguma obra interessante. Andar de metrô é também uma experiência cultural.




1 comentário


Membro desconhecido
16 de set. de 2020

Parabéns, belíssima orientação e apresentação e as acomodações depois da reforma merecem 5 estrelas, Parabéns.

Curtir
Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page