top of page

Explore a Cidade de Metrô e Trem

Você já fez baldeação? Para quem não é paulistano esse termo soa estranho.


São Paulo possui um dos melhores metrôs do mundo, sendo referência em organização, eficiência, acessibilidade e limpeza, mas para os novatos da cidade esse meio de transporte pode causar confusão e atrasar seus compromissos aqui, na maior cidade da América Latina.

Por isso preparamos algumas dicas que vão ajudar o turista a entender melhor todo o sistema de trens e metrô de São Paulo. Vamos lá?

Atualmente, há 5 linhas de metrô e 6 de trem. Para facilitar a identificação de cada linha, elas são classificadas por cores.


Metrô – Linha 1 – Azul

Ela vai da Zona Norte à Zona Sul de São Paulo. A Linha 1 – Azul possui algumas das mais movimentadas estações de Sampa, como Portuguesa-Tietê (rodoviária) e Sé que faz integração com a linha vermelha. A linha também faz conexão com a Linha 2 – Verde do Metrô. Além disso, ela também integra com a Linha 3 – Amarela, na Luz.


Metrô – Linha 2 – Verde

Essa linha vai da Vila Madalena à Vila Prudente. Para quem já conhece a região da Av. Paulista com certeza já viu uma das 14 estações que interligam para a região Sudeste de São Paulo.


Metrô – Linha 3 – Vermelha

É outra grande linha, talvez a mais movimentada. Ela vai da Barra-Funda (Zona Oeste) até Corinthians-Itaquera (Zona Leste). A Linha Vermelha faz integração com a Linha 4 – Amarela do metrô e também faz conexões com as linhas da CPTM: 10 – Turquesa, 12- Safira e 11- Coral.


Metrô – Linha 4 – Amarela

É a mais moderna linha de São Paulo, ou melhor, da América Latina. Tem início na estação da Luz e vai até o Morumbi. Integra a Linha 3 – Vermelha e Linha 2 – Verde do Metrô, além de fazer conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.


Metrô – Linha 5 – Lilás

Possui atualmente 16 estações e está em constante crescimento. Foram inauguradas nove estações nos últimos anos. Vai de Adolfo Pinheiro ao Capão Redondo, fazendo conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.


E a Linha 6 – Laranja ? É um projeto que ainda não está pronto, mas que ligará a estação São Joaquim, (Linha 1-Azul), a uma futura estação a ser construída no bairro de Brasilândia. Numa segunda fase será estendida até Pirituba, na zona norte, e ao Jardim Anália Franco, na zona leste. Essa ainda não dá para explorar!



Trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)


Para as regiões mais afastadas da capital, uma boa alternativa é ir de trem, que possui ligação gratuita com o Metrô (o inverso também acontece). No total são 6 linhas, 92 estações, interligando 22 municípios da grande São Paulo. As linhas são:

Linha 7 – Rubi

A linha Rubi faz o trecho, Luz ↔ Jundiaí, passando também pela Palmeiras Barra-Funda, uma das principais estações de São Paulo.

Linha 8 – Diamante

Compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes ↔ Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Faz conexões com outras 2 linhas, a Vermelha do Metrô (Estação Palmeiras Barra-Funda) e a Linha 9 -Esmeralda.

Linha 9 – Esmeralda

Essa linha vai da Zona Oeste à Zona Sul (Osasco ↔ Grajaú), possui 18 estações e faz conexão com outras 3 linhas: A Diamante (CPTM), Linha Amarela (Metrô) e Linha Lilás (Metrô).

Linha 10 – Turquesa

Essa linha faz o trecho Brás ↔ Rio Grande da Serra. Ela liga a região central de Sampa até a região do ABC Paulista, cruzando a região sudeste do município de São Paulo e os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Linha 11 – Coral

É uma das mais saturadas da região metropolitana de Sampa. Ela abrange o trecho da rede metropolitana definida entre as estações da Luz e Estudantes. É conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases.


Linha 12 – Safira

Ela interliga as estações Brás ↔ Calmon Viana.

Linha 13 – Jade

A Linha Jade interliga as estações Luz ↔ Aeroporto de Guarulhos. Possui somente quatro estações. É a mais nova linha da CPTM.

.




Dica de Segurança

Não é raro encontrar alguém que já foi furtado no metrô/trem, por isso sempre fique atento com os seus pertences. Leve a mochila na mão ou em frente ao corpo. E claro, fique de olho em seu celular.


Arte no Metrô

Todas as estações possuem alguma obra interessante. Andar de metrô é também uma experiência cultural.




Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page