O centro histórico de São Paulo é repleto de igrejas e templos que ajudam a contar um pouco mais sobre a história da cidade, do ponto de vista arquitetônico, histórico, cultural e artístico. Algumas igrejas são bem famosas, como Mosteiro de São Paulo ou a Catedral da Sé. Mas há outras, menos conhecidas, que guardam obras e histórias igualmente importantes e interessantes.
Por isso, apresentamos aqui um circuito com 6 igrejas na capital paulista, algumas fazem parte do roteiro criado por Isidro Novaes, guia turístico que desenvolveu o roteiro batizado como Passos da Fé, jornada religiosa, história e cultural que pode ser percorrida a pé, numa caminhada que começa no Largo da Liberdade e termina na Catedral da Sé, sem contar que grande parte das igrejas estão localizadas próximas ao Daher Center.
Renove a sua fé com o nosso roteiro e bom passeio.
IGREJA SANTA CRUZ DAS ALMAS DOS ENFORCADOS
O passeio começa na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, ao lado do Largo da Liberdade, no bairro que a partir do início do século 20 virou a casa dos imigrantes japoneses no Brasil. A igreja recebeu este nome em homenagem ao cabo Francisco José das Chagas, o Chaguinhas. Condenado à forca em 1821, mas que quase escapou da pena, já que a corda arrebentou duas vezes. O povo achou que era milagre e a devoção a Chaguinhas começou ali mesmo. Uma cruz foi erguida e velas foram acendidas. Há registros de que a igreja foi erguida em 1887, mas a primeira missa foi celebrada em 1891.
Praça da Liberdade, 238 – Liberdade
CAPELA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS
A igreja fica em uma rua sem saída e é tão pequena a capela que os fiéis ficam em cadeiras ao lado do altar. No local foi construído, em 1775, o primeiro cemitério de São Paulo, destinado inicialmente aos negros. A capela surgiu em 1779.
Rua dos Aflitos, 70 – Liberdade
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
A edificação atual foi erguida em taipa de pilão, entre 1747 e 1758. Entre 1772 e 1802, a Igreja foi ampliada. Em 1929, o templo passou por uma ampla reforma, sendo parcialmente reconstruído. Ainda tem imagens de santos com cabelos de verdade.
Avenida Rangel Pestana ,
MOSTEIRO SÃO BENTO
O local é o mais antigo de São Paulo, com ocupação ininterrupta desde é século 16. Foi fundado em julho de 1598, com a concessão de duas sesmarias pelo capitão-mor Jorge Correia. O colégio São Bento surgiu em 1903 e, em 1910, o mosteiro atual, projeto do arquiteto Richard Berndl, de Munique, Alemanha. Quatro anos mais tarde, em 1914, estava completo o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento.
Largo São Bento – Centro
CONVENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
O convento foi construído em 1647 e a igreja contígua foi modificada em meados do século 18, quando recebeu a atual forma barroca. Em 1880 os dois prédios foram muito danificados num incêndio. Nessa época instalou-se no altar-mor um novo retábulo, trazido da Alemanha. As pinturas no teto curvo de madeira da nave foram refeitas em 1953, com cenas sobre a vida de São Francisco.
Largo São Francisco, 133 – Centro
CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Inaugurada em 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo. O estilo neogótico da Catedral é considerado peculiar, com seu aspecto eclético em estilos arquitetônicos. Nas colunas alçadas a 70 metros de altura, encontram-se elementos típicos da fauna e da flora brasileira, contrastando com grandes personagens do século XX.
Praça da Sé
Comments