O mirante do Edifício Martinelli foi reaberto e as visitas já podem ser agendadas de segunda a sexta, às 11h, 13h, 15h30 e 17h30. E aos sábados e domingos, às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16:30, 17:30 e 18:30. O passeio é gratuito, realizado em grupos de 15 pessoas e as inscrições devem ser feitas na portaria do edifício meia hora antes do horário disponibilizado no cronograma.
As visitas guiadas fazem parte do primeiro plano para atrair mais turistas para a região central de São Paulo e assim aumentar o movimento de pessoas no Centro Histórico fora do horário comercial. A prefeitura também publicou um edital para empresas interessadas na operação turística local e prevê um investimento de R$3 milhões para adequar o espaço às necessidades do programa.
História
O Edifício Martinelli está localizado no centro de São Paulo entre as ruas São Bento, Av. São João e a Rua Libero Badaró.
O Edifício foi projetado pelo seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, em 1924 e simbolizou progresso da cidade. Mais de 600 operários trabalharam nas obras. A construção foi iniciada em 1924 e a inauguração aconteceu em 1929, com 20 andares.
Com o passar dos anos, novos pisos complementaram a construção. O objetivo de Martinelli, contudo, era chegar aos 30 andares. A obra gerou muita polêmica, pois até então não havia nenhum prédio em São Paulo com grande altura. Na época, edifícios com mais de 10 andares eram considerados muito altos.
Atualmente, o prédio é um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil, já foi ponto de encontro da alta sociedade paulistana. Por lá já passaram o Cine Rosário, barbearias, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento.
Curiosidades sobre a histórica construção
A planta original do prédio previa doze andares, mas, até 1934, foram erguidos trinta pavimentos.
Os últimos cinco andares abrigavam a residência do comendador italiano Giuseppe Martinelli, idealizador da obra.
O edifício entrou em decadência nos anos 60 e chegou a ser palco de alguns crimes rumorosos.
Sob a administração do prefeito Olavo Setúbal, o local foi reformado e reinaugurado em 1979.
Comentarios