• Daher Center

#DicaDaher: PARQUE DA LUZ

Refúgio paulistano no coração da cidade que poucos conhecem


O Parque Jardim da Luz é um verdadeiro oásis no centro da capital paulista. Está recheado de atrações e curiosidades e foi o primeiro espaço de lazer público inaugurado na cidade de São Paulo. Para os hóspedes do Daher Center Hotel é uma ótima opção para quem busca relaxar, respirar ar puro e desfrutar de um ambiente único, isso tudo a poucos metros do hotel.


Localizado em frente à famosa Estação da Luz, com história curiosa foi palco de alguns acontecimentos importantes e possui áreas desconhecidas pela maioria dos paulistanos.


  • Em 1870, soldados brasileiros que retornaram da Guerra do Paraguai foram recepcionados no local.

  • Em 1981 o espaço foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

  • Em 1883, Jardim da Luz, nome do parque na época, foi o local escolhido para a primeira exibição de luz elétrica na cidade. Cerca de 3 mil pessoas (10% dos habitantes da cidade) compraram ingressos para ver essa grande novidade.


Atualmente o Parque Jardim da Luz possui cerca de 113 mil m² distribuídos em jardins, lagos, pista de corrida, playground, bosque para leitura, equipamentos de ginástica e gruta.

Possui diversas espécies de plantas e árvores, algumas inclusive em extinção. Também existem cerca de 67 espécies de animais entre pássaros e peixes. E até um aquário subterrâneo existe no local! - Ao transplantarem algumas árvores no ano de 2000 encontraram uma passagem enterrada com o aquário que é o mais antigo da cidade, já que foi construído no século XIX.



Seu jardim serve de extensão para a vizinha Pinacoteca, com mais de 50 esculturas de artistas reconhecidos como Amílcar de Castro, Victor Brecheret , Franz Weissemann e Marcelo Nitsche.


Ao redor do parque podemos encontrar outros ícones da rica história do centro de São Paulo, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Sala São Paulo, Rua José Paulino e demais ruas comerciais. Para quem não está no Centro o acesso é bem fácil por metrô, trem, ônibus e inclusive a ciclo faixa aos domingos passa na sua entrada principal, na Praça da Luz.


A #DicaDaher de hoje é que vale (muito a pena) reservar uma manhã ou tarde para conhecer - ou revisitar - esse local incrível na cidade com muito verde em meio a avenidas movimentadas e que funciona como um verdadeiro pulmão para a região.


#parquedaluz #estacaodaluz #jardimdaluz #centrodesp #centrosp #saopaulocity #blogacontecesp #dahercenterhotel #daherhotel #hotelluzsp #hotelbras #hotel25demarço #hotelbaratosp #turismosp #turistandoemsp #sampa #turismoresponsavel #centrohistoricosp

 A.contece SP