top of page

#DicaDaher: Museu da Língua Portuguesa

Exposição temporária ficará em cartaz a partir do dia 31 de julho e marca reabertura ao público do espaço em São Paulo



Em Dezembro de 2015 o Museu da Língua Portuguesa sofreu com um incêndio que destruiu parcialmente o prédio na Estação da Luz, no centro da capital paulista. Desde então, o local encontra-se fechado, mas agora já possui uma data próxima de reabertura: 31 de Julho.

Após um longo período de reforma e restruturação, a instituição vai reiniciar as atividades com a exposição temporária "Língua Solta" com curadoria dos pernambucanos Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos.

A amostra terá 180 peças e ficará em cartaz no primeiro andar do prédio até inicio de Outubro de 2021. Já nos primeiros metros do percurso os visitantes terão contato com a mistura proposta pelos curadores e que dá a tônica de toda a exposição, conectando a arte à política, à vida em sociedade, às práticas do cotidiano e às formas de protesto, de religião e de sobrevivência - sempre atravessados pela língua portuguesa.


HISTÓRIA


O prédio da Estação da Luz, onde está o museu, existe desde 1902 e foi construído para ser a grande porta de entrada da cidade, por onde passariam o café do interior e os imigrantes vindos de Santos.

A partir dos anos 1950, com o incentivo ao transporte por automóvel as ferrovias foram esquecidas. Foi no centenário do prédio, em 2002, que começaram as obras de restauração do edifício. Parte do local, que estava em estado de abandono, recebeu o Museu da Língua Portuguesa, que abriu oficialmente as portas em 2006.

Mas o incêndio de 2015 não foi o primeiro no local. Em 1946, o fogo engoliu parte da estação. Para evitar novos desastres, o museu reabre, pela primeira vez, com o alvará do corpo de bombeiros, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpos de Bombeiros). Entre as novidades do museu, está a abertura do mirante, na parte superior, onde fica o relógio com vista para o Parque da Luz.


Ali será instalado um café e o local será utilizado para diferentes atividades. Antes, a área não era acessível ao público, pois a estrutura não aguentava o peso de pessoas circulando por ali. Com a reforma, o espaço foi reestruturado.



COMO CHEGAR ?



Com uma localização privilegiada e próximo de tudo, o Daher Center Hotel é a melhor opção de hospedagem no centro de São Paulo.


O excelente custo - benefício garante a melhor experiência e está apenas 10 minutos a pé da atração e outros vários pontos históricos e culturais da cidade.


Ainda oferece diariamente um delicioso buffet de café da manhã para o inicio do seu dia.


Para garantir o melhor preço e efetuar a sua próxima hospedagem no centro de São Paulo clique aqui .




Blog A.contece SP do Daher Center Hotel
bottom of page